Você sabe o que é a Tireoide?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada na parte frontal do pescoço. Fica localizada na parte médio inferior do pescoço, ao longo da parte frontal da traqueia. A tireoide tem dois lobos laterais, conectados por uma ponte no meio. Quando a glândula apresenta o tamanho normal, você não consegue senti-la. Ela é responsável por inúmeras funções no nosso corpo, inclusive de órgão importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

As doenças mais comuns da tireoide são:

Hipertireoidismo – Causado pela redução da produção de hormônios, apresenta como principais sintomas agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, e emagrecimento.

Hipotireoidismo – Causado pelo excesso da produção de hormônios da tireoide, tem como principais sintomas: cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Tireoidite – É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios.

Bócio – É o aumento do tamanho da tireoide. Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

Nódulos na tireoide – Existem diversos tipos de nódulos na tireoide, e felizmente a maioria deles é benigno, podendo se apresentar através de um caroço na parte anterior do pescoço, que não causa dor, mas que pode ser visto quando a pessoa engole os alimentos, por exemplo.

Câncer de tireoide – É o tumor maligno da tireoide, e quando é descoberto deve-se realizar exames, como a cintilografia de corpo inteiro, para saber se outras partes do corpo foram afetadas.

Como diagnosticar as doenças da Tireóide?

O diagnóstico é feito através de exames que podem avaliar o tamanho da glândula, a presença de tumores e funcionamento da tireoide.

Aqui no Laboratório Bittar realizamos os seguintes exames:

TSH, T3 Total, T3 Livre, T4 Total, T4 Livre – que são os exames de dosagem de hormônios da tireoide.

Anti-TPO, anti-Tg, anti-TRAB – que são os de dosagem de anticorpos.

Biópsia de tireoide.

Visite regularmente seu médico e conte com o Laboratório Bittar para fazer seus exames de rotina!