INFORMAÇÕES COVID-19

Aqui no Laboratório Bittar, oferecemos todos os exames necessários para auxiliar o seu médico no diagnóstico de COVID-19.

Testes LaboratoriaisMétodoPrazos resultadosPrecisa agendar?
Diagnóstico Molecular QualitativoRT-PCR
Swab
4 dias úteisSim
Sorologia Quantitativa IgG/IgMQuimioluminescência
Soro
3 dias úteisNão
Sorologia Quantitativa IgG Quimioluminescência
Soro
1 dia útilNão
Sorologia Anticorpos Totais
IgA, IgM e IgG
Eletroquimioluminescência
Soro
1 dia útilNão

Parcelamento em até 3x sem juros no cartão.

Obs.: Para demais flexibilidades, por favor entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

RT-PCR

Está com sintomas e precisa confirmar o diagnóstico?

Considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Passo a passo da RT-PCR:

  • Transforma RNA do vírus em DNA
  • DNA é amplificado
  • Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo.
  • Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada

Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 8º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

Sorologias
Gostaria de saber se já teve COVID-19?

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse não deve ser encarado como um exame confirmatório de uma infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o Coronavírus.

O exame é concluído através da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente (soro).

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário o pedido médico. Em caso de resultado negativo, uma nova coleta pode ser necessária, a critério médico. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

IgA/IgMIgGConclusão
ReagenteReagentePaciente obteve contato ou infecção prévia. Converse com seu médico e busque atendimento em caso de sintomas.
Não ReagenteNão ReagenteNão há resposta imunológica identificada. Entretanto, um resultado negativo não exclui a possibilidade de haver contato com o vírus. Converse com seu médico.
ReagenteNão ReagenteContato ou infecção pelo vírus. Procure atendimento médico para maiores esclarecimentos
Não ReagenteReagenteContato com infecção prévia pelo vírus. Procure atendimento médico em caso de sintomas.

Existem várias metodologias e protocolos para realização do RT-PCR e sorologias, por isso, os resultados podem variar de um laboratório para outro. Converse com seu médico e descubra qual é o método mais adequado para você.

Para mais informações e dúvidas entre em contato através dos nossos canais de atendimento:
Telefone: (21) 2621-6161
WhatsApp: (21) 99995-6816
App Online
relacionamento@labittar.com.br (atendimento empresarial)